Postagens

Programas para Python

Para quem ainda não baixou o Python - que tem licença Free -  é só fazer o download nesse link que segue:  download Python Ademais, aqui vai uma dica de outro download para quem está começando a programar em Python. Não deixem de baixar o PyCharm - Download PyCharm  -, uma IDE desenvolvida pela empresa JetBrains, que é considerada uma das melhores empresas do mundo. Esta IDE possui duas versões: uma comunitária e outra paga e apesar dos inúmeros benefícios da versão paga, que não são encontrados na versão gratuita, e que facilitam muito os projetos envolvendo, por exemplo, Banco de Dados ainda vale a pena baixar o "PyCharm free", que permite principalmente para os iniciantes desenvolver a maior parte dos programas desejados, além de sua interface ser bem mais "agradável" que a da IDE do Python.

Bibliografia Python

Nos últimos anos, a linguagem de programação Python vem crescendo exponencialmente. A facilidade de aprender essa nova linguagem e a grande quantidade de material disponibilizada gratuitamente na internet são alguns dos fatores que influenciam nesse crescimento. Dentre os demasiados instrumentos para aprender Python, encontra-se o livro Aprendendo Computação com Python  uma obra de Allen Downey, Jeff Elkner e Chris Meyers. E pelas graças dos deuses e como é de praxe, Aprendendo Computação com Python  também é um livro gratuito e encontra-se disponível no seguinte link:  Download Aprendendo Computação com Python Por fim, só se aprende programação programando, então mão nas teclas!

Uma Apresentação do Python

"Python é uma linguagem de programação divertida e extremamente fácil de usar que tem ganho forte popularidade nestes últimos poucos anos. Desenvolvida dez anos atrás por Guido van Rossun, a sintaxe simples do Python e seu sentido geral são grandemente derivados do ABC, uma linguagem didática que foi desenvolvida nos anos 80. Entretanto, Python também foi criado para solucionar problemas reais e tomou emprestado uma grande quantidade de características de linguagens de programação como C++, Java, Modula-3 e Scheme. Por causa disso, uma das mais notáveis características do Python é o grande apelo que tem junto a desenvolvedores profissionais de software, cientistas, pesquisadores, artistas e educadores. A Despeito deste apelo do Python junto às mais variadas comunidades, você pode ainda estar pensando ? por que Python?? ou ?por que ensinar programação com Python??. Responder à estas perguntas não é uma tarefa fácil ? especialmente se a opinião pública está do lado de alternativas m

Exercícios de Função em Python

Imagem
1. Crie uma fun ção potencia que receba dois n úmeros a e b (base e expoente, respectivamente) e retorne a^b. def  potencia (base, expoente): resposta = base ** expoente return  resposta 2.   Crie uma fu n c ¸ a ˜ o q ue p ermita a co n v er s a ˜ o de graus Celsius para F ahrenheit. def  celsius2fahrenheit (graus): return  9/5.0* graus +32 3. Crie   uma   fu n c ¸ a ˜ o   numero par que   p ermita   v erificar   um   dado   n u ´ mero,   x ,   passado como pa r a ˆ metro ´ e n u ´ mero par. def  numero_par (x):          if  x %2==0 :    return True else :    return False 4. Dadas as segui n tes fu n c ¸ o ˜ es: def  equacao1 (p, q):       r1 = p + q  r2 = p - q    return  r1 * r2 def equacao2 (r, s): return  r **2- s **2 Determine os v alores para as segui n tes o p er a c ¸ o ˜ es: • equacao1(3,4) : -7 • equacao1(4,3) : 7 • 2**equacao2(2,0) : 16 • equacao1(0,2) + equacao2(0,4) : -20 • equacao1(9,99)-equacao2(9,99) :   0 5. Dadas

Introdução pictórica a Organização de Computadores

Imagem

Introdução a programação #3

Algoritmo em linguagem natural #3 Em uma sala temos 3 lâmpadas incandescentes e fora da mesma 3 interruptores (um para cada lâmpada) . Você pode entrar na sala apenas uma vez. Como descobrir qual interruptor acende cada lâmpada? Resolução: Início: Interruptores= A, B, C; 1.       Acender o interruptor A e esperar em média 10 minutos ( tempo para que a lâmpada esquente); 2.       Desligar o interruptor A; 3.       Ligar o interruptor B; 4.       Entrar na sala imediatamente após ligar o interruptor B; 5.       Assim, a lâmpada acesa corresponde ao interruptor B, a lâmpada quente ao interruptor A e a lâmpada que não está acesa e apagada corresponde ao interruptor C. FIM.

Introdução a programação #2

Algoritmo em linguagem natural #2 Há 5 pessoas que pretendem atravessar uma ponte. Eles têm que atravessar a ponte em um prazo de 30 segundos no máximo, sendo que os cinco levam, respectivamente, 1, 3, 6, 8 e 12 segundos na travessia. Duas pessoas podem atravessar a ponte de cada vez, MAS irão fazê-lo na velocidade do mais lento. Em cada travessia, uma das pessoas tem que transportar um lampião (que fica aceso por apenas 30 segundos, e todos têm que atravessar com o lampião aceso). É possível atravessar todos com o lampião aceso? Resolução: Início: Sim, da seguinte maneira: P1= pessoa que gasta 1 segundo; P2= pessoa que gasta 3 segundos; P3= pessoa que gasta 6 segundos; P4= pessoa que gasta 8 segundos; P5= pessoa que gasta 12 segundos; Travessias= T1, T2, T3, T4; T1 da P1+P2 = 3 segundos ida + 1 segundo volta= 4 segundos; #P1 volta T2 da P1+P3 = 6 segundos ida + 1 segundo volta= 7 segundos; #P1 volta T3 da P4+P5= 12 segundos ida + 3 segundos volta= 15 segundos #P2 volta T4 da P1+P2= 3