Calandragem
Calandragem é um processo de transformação onde o material na forma de espaguete ou chapa grossa é passado entre dois ou mais rolos contra-rotantes, que por sua vez o pressiona com o objetivo de achatá-lo. Dessa forma são produzidos o filme calandrado e a chapa calandra.
Para Polímeros:
Para Polímeros:
Equipamento: Calandra. Ela pode ser alimentada diretamente da extrusora.
Processo Industrial para: Pneus de carros, correias transportadoras, produtos infláveis, barracas a prova de água e capas de chuva.
Processo: A calandragem é basicamente um processo no qual o material granulado ou em pó amolecido é puxado através da região estreita entre dois ou mais rolos co-rotacionais, de tal forma a produzir um filme ou lâmina. Além da produção de lâminas (chapas), as calandras podem ser utilizadas para dar acabamento superficial como brilho e rugosidade.
As variáveis importantes a serem relacionadas são a espessura do laminado, os diâmetros e as velocidades dos rolos.
A massa polimérica é alimentada na abertura entre os dois primeiros rolos; essa massa sai como uma chapa (laminado) após a passagem entre os dois primeiros rolos e, depois passa sobre e entre os outros rolos. A primeira abertura controla a vazão e a segunda e terceira aberturas a espessura do produto final. O acabamento superficial dos rolos faz com que o material passe de um rolo para outro e não fique rodando no mesmo. Os rolos devem ficar firmes para garantir a uniformidade dos filmes.
Problema com os rolos: quando o material passa por dois rolos, ele sofre um acúmulo, pois enquanto uma parte do material se movimenta para frente a outra se movimenta para trás. Este acumulo exerce pressão sobre o rolo, que deforma e pode gerar filmes irregulares. Para corrigir o arqueamento do rolo: deve mudar a orientação de um rolo em relação ao outro, deixando-os não paralelos.
O produto calandrado deve ser uniforme em espessura na direção da máquina e na direção transversal a esta. Não uniformidade do laminado na direção transversal e na direção da máquina podem resultar de qualquer variação na abertura entre rolos. Estas distorções devem ser corrigidas
A transferência de um rolo para outro se dá por uma combinação de diferenças de velocidade, temperatura. O material é retirado da calandra com a ajuda de um outro rolo a maior velocidade. Outros rolos podem ainda ser usados para estiramento da chapa, acabamento e resfriamento e solidificação.
VÍDEOS DEMONSTRAÇÃO DO PROCESSO DE CALANDRAGEM:
Vantagens do processo de calandragem:
o Elevada taxa de produção
o As taxas de cisalhamento geradas são baixas, o que torna a calandragem um processo muito eficiente para transformação de polímeros que degradam Facilmente como PVC, UPVC e também para borracha.
o Processo especial para polímeros susceptíveis a degradação térmica ou contendo teores elevados de aditivos sólidos, pois a calandra pode processar grandes quantidades de material fundido com um pequeno consumo de energia comparado com uma extrusora.
Desvantagens:
Utiliza muito material e tempo para estabilizar a linha (estabilizar temperatura, velocidade, etc)
Produzir em baixa escala por calandragem é inviável.
Comentários
Postar um comentário