1.4. Relação entre a procura do bem e o gosto do consumidor

                                                                                                                                                                    André Franco Montoro Filho


               Por fim resta examinar a influência do gosto ou da preferência do consumidor sobre sua demanda. Vamos estudar esta relação por meio de um exemplo.
                   Suponhamos que seja feita uma grande campanha publicitária incentivando a população a beber mais leite. Nessa campanha se mostra o valor nutritivo do leite e os benefícios que ele traz para a saúde. O povo é despertado por essa propaganda e resolve tomar mais leite. O que ocorrerá com a curva de procura do leite? É fácil responder. A curva se deslocará para a direita.
1.4.1. Curva de procura de mercado
                   Até agora sempre falamos sobre a procura individual. E a procura de mercado? A procura de mercado é a soma das procuras individuais. Suponhamos que a um dado preço o consumidor “A” deseja adquirir 10 maços de cigarros, o consumidor “B” deseja 7 e o “C” 5 maços. Sendo o mercado constituído destas pessoas, a procura de mercado será de 22 maços de cigarros, ao preço dado.
                   Em termos rigorosos diz-se que a curva de procura de mercado é a soma horizontal das curvas de procura dos indivíduos que compõem este mercado. É chamada horizontal porque somente se somam as quantidades e não os preços. Podemos exemplificar com uma tabela para um mercado constituído de três pessoas.

  
Tabela 5.1.
Quantidade procurada
Preço
Consumidor “A”
Consumidor “B”
Consumidor “C”
Mercado
2500
4
5
12
21
2000
14
10
22
46
1500
24
15
32
71
1000
34
20
42
96
500
44
25
52
121

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